Doutorado (PPG-ESA) - CCBS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Doutorado (PPG-ESA) - CCBS por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação do desempenho de estudantes de medicina treinados em simulação realística durante atendimento de urgência e emergência em cenários reais na Região Norte do Brasil.(Universidade do Estado do Pará, 2023) TOZETTO, David José Oliveira; BOTELHO, Nara Macedo; http://lattes.cnpq.br/5088569652644480; https://orcid.org/0000-0003-1781-0133; https://peerw.org/index.php/journals/article/view/264/204; https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/urgencia-e-emergenciaEsta pesquisa, trata-se de um estudo transversal, prospectivo , com abordagem qualitativa, realizado entre junho de 2021 e junho de 2022 na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá e objetivou analisar o uso da simulação realística em urgência e emergência como recurso de ensino-aprendizagem no curso de graduação em medicina e o desempenho dos alunos treinados nesse método em atendimentos reais. Participaram 29 alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, matriculados na disciplina de Urgência e Emergência em Clínica Médica. Os resultados da pesquisa ratificaram a importância da simulação realística em urgência e emergência no ensino médico, evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos alunos nos atendimentos reais e mostraram que o constante feedback de quem está sendo treinado é essencial para o aprimoramento contínuo do método.;This research is a cross-sectional, prospective, qualitative study, carried out between June 2021 and June 2022 at the State University of Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá and aimed to analyze the use of realistic simulation in urgency and emergency as a teaching-learning resource in the undergraduate medical course and the performance of students trained in this method in real care. A total of 29 medical students from the State University of Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, enrolled in the discipline of Urgency and Emergency in Internal Medicine, participated in the study. The results of the research ratified the importance of realistic simulation in urgency and emergency in medical education, evidenced several difficulties encountered by students in real care and showed that the constant feedback of those who are being trained is essential for the continuous improvement of the method.Item O ensino da prevenção da toxoplasmose: guia de ensino-aprendizagem para intervenção na transmissão da doença no pré-natal.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-19) COSTA, Alfredo Cardoso; BICHARA, Cléa Nazaré Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2161704040280760 Endereço; https://orcid.org/0000-0002-2995-0136O presente estudo tem como objetivo desenvolver produtos educativos de ensino-aprendizagem baseados em metodologias ativas sobre toxoplasmose gestacional destinados a professores e estudantes da área da saúde. Foi realizado um estudo metodológico, translacional e transversal, que buscou dados e informações atualizadas sobre a toxoplasmose da gravidez no pré-natal... O produto educacional referente à tese de doutorado mostrou-se um material útil para estudantes, residentes e profissionais participantes da educação médica, pois seu nível de aceitação foi verbalizado por juízes e estudantes, podendo também ser utilizado em ambientes educacionais formais. por exemplo, salas de aula ou espaços não formal de ensino, como unidades de saúde, clínicas, hospitais e lares da comunidade.;The present study aims to develop educational teaching-learning products based on active methodologies on gestational toxoplasmosis aimed at teachers and students in the health area. A methodological, translational, and cross-sectional study was carried out, which sought updated data and information on prenatal toxoplasmosis during pregnancy... The educational product referring to the doctoral thesis proved to be useful material for students, residents, and professionals participating in medical education, as its level of acceptance was verbalized by judges and students, and can also be used in formal educational environments. for example, classrooms or non-formal teaching spaces, such as health units, clinics, hospitals, and community homes.Item O Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino das metodologias ativas no ensino em saúde.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-20) NOGUCHI, Selma Kazumi da Trindade; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112; TEIXEIRA, Renato da Costa; http://lattes.cnpq.br/3506765836592906; https://orcid.org/0000-0002-4073-205XO objetivo da pesquisa é aplicar produtos educacionais para o ensino de metodologias ativas associados as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino em saúde. Trata-se de Estudo metodológico, intervencionista, com abordagem qualitativa, que seguiu uma abordagem em quatro etapas distintas: a primeira consistiu em uma revisão integrativa sobre metodologias ativas e recursos tecnológicos eficazes. Na segunda etapa, foram desenvolvidos vídeos educativos e construído um glossário técnico de verbetes. A terceira etapa envolveu a validação do conteúdo pelos juízes especialistas/experts dos produtos educacionais. Por fim, a quarta etapa compreendeu a aplicação dos produtos pelo público-alvo. ;The research objective is to apply educational products for teaching active methodologies associated with digital information and communication technologies in health education. This is a methodological, interventionist study with a qualitative approach that followed a four-stage approach: the first involved an integrative review of active methodologies and effective technological resources. In the second stage, educational videos were developed, and a technical glossary of terms was created. The third stage involved content validation by expert judges of the educational products. Finally, the fourth stage included the application of the products to the target audience.Item Produtos educacionais para mediar a educação permanente na academia sobre a problematização com Arco de Maguerez: estudo de validação.(Universidade do Estado do Pará, 2024) BORGES, Renata Campos de Sousa; CALDATO, Milena Coelho Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9477878606835309; https://orcid.org/0000-0002-7077-8470Validar e aplicar os produtos técnico e tecnológico de forma integrada como ferramentas para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) em Instituições de Ensino Superior sobre metodologia ativa da problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: estudo metodológico com oito etapas entre construção, validação, avaliação e aplicação integrada de três produtos educacionais do tipo guia interativo, aplicativo e oficina pedagógica. Aplicou-se as técnicas de validação e avaliação para as áreas, conteúdo, aparência, usabilidade, semântica e avaliação da satisfação. Teve-se como sede o campus da Universidade do Estado do Pará, campus Tucuruí- PA, e participações de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Após aprovação pelo comitê de ética os participantes foram convidados e divididos em três grupos de área: pesquisa ou ensino com metodologias ativas; Tecnologia, Informação e Comunicação; e público-alvo de docentes e discentes do ensino e saúde. A amostra do estudo foi do tipo não probabilística intencional, composta por 104 participantes para atender as oito etapas executadas (...).;To validate and apply technical and technological products in an integrated manner as tools to mediate Permanent Education in the Academy (EPA) at Higher Education Institutions (HEIs) using the active methodology of problematization with the Maguerez Arch.Method:this methodological study involves eight stages of construction, validation, evaluation, and integrated application of three educational products: an interactive guide, an app, and a pedagogical workshop. Validation and evaluation techniques were applied for areas such as content, appearance, usability, semantics, and satisfaction assessment. The study was based at the Tucuruí campus of the State University of Pará, with participation from other Higher Education Institutions (HEIs). Following approval by the ethics committee, participants were invited and divided into three groups: those in research or teaching with active methodologies, those in technology, information, and communication, and the target audience of teachers and students in education and health (...).Item O ensino da dermatologia na graduação e atenção primária, facilitado por ferramentas tecnológicas educacionais.(Universidade do Estado do Pará, 2024) SILVA, Elcilane Gomes; CARNEIRO, Francisca Regina Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1387234135281918; PEREIRA, Lizomar de Jesus Maués; http://lattes.cnpq.br/8335502787825672; https://orcid.org/0000-0002-6755-8725As patologias da pele são muito frequentes, acometendo cerca de 30 a 55% da população. Dentre os pacientes que consultam com médicos clínico gerais, 15 a 30% tem alguma queixa dermatológica e, desses atendimentos, 4 a 6% são referenciados, o que resulta em elevada procura pela especialidade. No Brasil, as doenças de pele são acompanhadas, na maioria das vezes, por médicos ligados à atenção primária, e, cerca de 90% dos pacientes com dermatoses não são adequadamente diagnosticados e seus casos são conduzidos de maneira equivocada, ocasionando ônus ao sistema de saúde, a sociedade e ao paciente. A falta de conhecimento dermatológico pode ser o principal motivo para a incerteza diagnóstica, resultado de um ensino insuficiente durante a formação médica. Objetiva-se com esse trabalho elaborar ferramentas tecnológicas educacionais que auxiliem no ensino da dermatologia e na conduta diagnóstica e terapêutica das doenças dermatológicas mais prevalentes no atendimento por médicos da atenção primária (...).;Skin pathologies are very common, affecting about 30 to 55% of the population. Among the patients who consult with general practitioners, 15 to 30% have some dermatological complaint and, of these consultations, 4 to 6% are referred, which results in a high demand for the specialty. In Brazil, skin diseases are monitored, most of the time, by primary care physicians, and about 90% of patients with dermatoses are not properly diagnosed and their cases are misconducted, causing a burden to the health system, society and the patient. Lack of dermatological knowledge may be the main reason for diagnostic uncertainty, resulting from insufficient teaching during medical training. The objective of this work is to develop educational technological tools that assist in the teaching of dermatology and in the diagnostic and therapeutic conduct of the most prevalent dermatological diseases in the care of primary care physicians (...).Item O ensino em saúde da mulher na graduação em enfermagem: criação e validação de tecnologias educacionais com foco na redução da morte materna.(Universidade do Estado do Pará, 2024) FIGUEIRA, Simone Aguiar da Silva; FERREIRA, Ilma Pastana; http://lattes.cnpq.br/1650337093024641; https://orcid.org/0000-0002-9152-3872; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112Validar e aplicar os produtos técnico e tecnológico de forma integrada como ferramentas para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) em Instituições de Ensino Superior sobre metodologia ativa da problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: estudo metodológico com oito etapas entre construção, validação, avaliação e aplicação integrada de três produtos educacionais do tipo guia interativo, aplicativo e oficina pedagógica. Aplicou-se as técnicas de validação e avaliação para as áreas, conteúdo, aparência, usabilidade, semântica e avaliação da satisfação. Teve-se como sede o campus da Universidade do Estado do Pará, campus Tucuruí- PA, e participações de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Após aprovação pelo comitê de ética os participantes foram convidados e divididos em três grupos de área: pesquisa ou ensino com metodologias ativas; Tecnologia, Informação e Comunicação; e público-alvo de docentes e discentes do ensino e saúde (...).;To validate and apply technical and technological products in an integrated manner as tools to mediate Permanent Education in the Academy (EPA) at Higher Education Institutions (HEIs) using the active methodology of problematization with the Maguerez Arch.Method:this methodological study involves eight stages of construction, validation, evaluation, and integrated application of three educational products: an interactive guide, an app, and a pedagogical workshop. Validation and evaluation techniques were applied for areas such as content, appearance, usability, semantics, and satisfaction assessment. The study was based at the Tucuruí campus of the State University of Pará, with participation from other Higher Education Institutions (HEIs). Following approval by the ethics committee, participants were invited and divided into three groups: those in research or teaching with active methodologies, those in technology, information, and communication, and the target audience of teachers and students in education and health (...).Item Autoavaliação institucional: dispositivos tecnológicos para mediar a gestão em curso de medicina.(Universidade do Estado do Pará, 2024-02-15) GORAYEB, Adriana Letícia Barbosa dos Santos; TEIXEIRA, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/6939587645193038; https://orcid.org/0000-0002-5401-8105; PORTELLA, Marcia Bitar; http://lattes.cnpq.br/9865172579876286A manutenção da qualidade nas instituições de ensino superior é fundamental para o êxito de suas missões e uma condição de existência. Considerando a relevância da autoavaliação institucional frente ao papel do gestor e a necessidade de ultrapassar a visão simplificada da avaliação como mera ferramenta de coleta de dados, o objetivo da pesquisa foi desenvolver e validar produtos educacionais tecnológicos para mediar a autoavaliação institucional de discentes de cursos de graduação em medicina. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, a ser desenvolvida em quatro etapas: a primeira etapa, a construção e validação do instrumento de autoavaliação institucional para discentes por meio de juízes especialistas/experts; a segunda etapa foi de construção de Software, a validação técnica e a usabilidade do produto; a terceira etapa composta pela validação semântica do instrumento e a quarta etapa, resultou na construção dos guias de orientações sobre a autoavaliação institucional para os discentes e gestores de cursos de medicina.;Maintaining quality in higher education institutions is fundamental to the success of their missions and a condition of their existence. Considering the importance of institutional self-evaluation in the context of managerial roles and the need to transcend the simplistic view of evaluation as merely a data collection tool, this research aims to develop and validate technological educational products to facilitate institutional self-evaluation among undergraduate medical students. This methodological study with a quantitative approach is structured in four stages: the first stage encompasses constructing and validating an institutional self-evaluation instrument for students using expert judges; the second stage involves building software, its technical validation, and usability; the third stage is the semantic validation of the instrument; the fourth stage consists of creating guidelines for institutional self-evaluation for students and medical course managers (...).Item Estilos e preferências de aprendizagem no laboratório morfofuncional.(Universidade do Estado do Pará, 2024-04-03) SILVA, Daniel Figueiredo Alves da; KIETZER, Kátia Simone; http://lattes.cnpq.br/7986644672973004; https://orcid.org/0000-0001-6992-3557A pesquisa aborda o desenvolvimento de dois produtos educacionais para ensino no Laboratório Morfofuncional (LMF) do curso de medicina. Contrapondo-se ao modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, as metodologias ativas são exploradas para estimular o protagonismo do discente. A dificuldade de retenção de conteúdo nas ciências básicas é destacada, assim como a redução da carga horária destinada a estes componentes curriculares. A pesquisa visa investigar as preferências e estilos de aprendizagem dos discentes no LMF e propor estratégias educacionais a partir de produtos educacionais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem (...).;This research addresses the creation of two innovative educational products for the medical curriculum, focusing on the Morphofunctional Laboratory (MLF) as a learning and teaching environment. In contrast to the traditional educational model, which is based on rote memorization, active learning methodologies are explored to encourage student initiative. The research highlights the challenge of content retention in basic sciences and the reduction in allocated hours for these subjects. It aims to investigate student preferences in learning styles within the MLF and propose educational strategies to enhance the teaching-learning process (...).Item Validação de produtos educacionais em ensino em saúde(Universidade do Estado do Pará, 2024-04-19) ROCHA, Sarah Lais; TEIXEIRA, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/6939587645193038; https://orcid.org/0000-0002-5401-8105; DOMINGUES, Robson José de Souza; http://lattes.cnpq.br/9892890507517226; https://orcid.org/0000-0001-5419-2878A utilização de produtos educacionais validados em ensino em saúde é crucial para garantir a confiabilidade, efetividade e coerência do processo de ensino-aprendizagem. Apesar da importância, a validação nem sempre é realizada de forma adequada, devido à falta de instrumentos e metodologias padronizadas. A lacuna de conhecimento em relação à validação de produtos educacionais em ensino em saúde dificulta o desenvolvimento de instrumentos confiáveis e impede o aprimoramento da prática profissional. Este estudo tem por objetivo desenvolver, validar e aplicar produtos educacionais para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde. Estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvida em cinco etapas: identificar a partir de uma revisão integrativa de literatura (RIL) das melhores práticas de validação de produtos educacionais; desenvolver a partir do estado da arte um manual para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde; validar e aplicar esse manual; elaborar uma sequência didática para o ensino da validação de produtos educacionais em ensino em saúde, para programas de pós graduação em ensino em saúde, sobre validação de produtos educacionais (...).;The use of validated educational products in health education is crucial to guarantee the reliability, effectiveness and coherence of the teaching-learning process. Despite its importance, validation is not always carried out adequately, due to the lack of standardized instruments and methodologies. The knowledge gap regarding the validation of educational products in health education makes it difficult to develop reliable instruments and impedes the improvement of professional practice. This study aims to develop, validate and apply educational products to support validation studies of educational products in health education. Methodological study with a quantitative approach, developed in five stages: identify, from an integrative literature review (ILR), the best practices for validating educational products; develop a manual based on the state of the art to support validation studies of educational products in health education; validate and apply this manual; develop a didactic sequence for teaching validation of educational products in health education for postgraduate programs in health education on validation of educational products (...).