CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estudo sobre o potencial de infecção da cepa brasileira de West Nile virus em Culex quinquefasciatus Say, 1823 (Diptera: Culicidae) da Região Amazônica.(Universidade do Estado do Pará, 2021-07-26) REIS, Lúcia Aline Moura; https://orcid.org/0000-0001-5981-0065; NUNES NETO, Joaquim Pinto; http://lattes.cnpq.br/2340850717453533; https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10979419A Febre do Nilo Ocidental é uma arbovirose causada pelo West Nile virus (WNV), cujos principais vetores são mosquitos do gênero Culex spp., dentre eles Culex quinquefasciatus... Com isso, o presente estudo objetivou avaliar a competência vetorial de fêmeas de Culex quinquefasciatus da cidade de Ananindeua, Estado do Pará (Região Amazônica), oralmente infectadas com uma cepa brasileira de WNV (cepa BE AN 854747) a fim de verificar a susceptibilidade dessa população, determinar o título viral nas regiões de corpo, cabeça e saliva e calcular as taxas de infecção, disseminação e transmissão viral... Conclui-se que, a população de Culex quinquefasciatus estudada possui alta susceptibilidade a infecção pela cepa brasileira do WNV com elevada competência vetorial e probabilidade de a espécie tornar-se um vetor importante do vírus, uma vez que a cepa brasileira estudada foi capaz de superar as barreiras anatômicas, com constante disseminação viral ao longo dos 21 dias avaliados, permitindo assim sua transmissão para diversos hospedeiros vertebrados, incluindo os invertebrados.;West Nile Fever is an arboviruss caused by the West Nile virus (WNV), whose main vectors are mosquitoes of the Culex spp. genus, including Culex quinquefasciatus... Thus, the present study aimed to evaluate the vector competence of females of Culex quinquefasciatus from the Ananindeua city (Amazon Region) orally infected with WNV (strain BE AN 854747) to verify the viability of infection in this population, to determine the viral titer in the body and head regions and also saliva, in order to calculate WNV infection, dissemination and transmission rates... We concluded that the population of Culex quinquefasciatus studied has a high susceptibility to WNV infection with high vector competence and probability of the species becoming an important vector of the virus, since the Brazilian strain studied was able to overcome anatomical barriers, with constant viral dissemination over the 21 days evaluated, thus allowing its transmission to animals and humans.Item Experiências de mulheres com câncer de colo uterino e submetidas a hemodiálise à luz da teoria de Wanda de Aguiar Horta.(Universidade do Estado do Pará, 2023) MELO, Edjane Marcia Linhares; SANTANA, Mary Elizabeth de; http://lattes.cnpq.br/6616236152960399; https://orcid.org/0000-0002-3629-8932O câncer de colo uterino no Brasil, possui a incidência de 13,25%, sendo sua taxa de mortalidade maior na região Norte do país, com 15,7%, ocupando a primeira causa de óbito feminino na região. Quando diagnosticadas com estadiamentos tardios, essas mulheres necessitam de tratamentos complementares, como a hemodiálise. Horta,1979, vê o ser humano como ser integral, observando e atendendo não só a doença, ou tratamento a ser realizado, bem com suas Necessidades Humanas Básicas afetadas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivos: Analisar à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas, as experiências das mulheres com câncer de colo uterino e submetidas a hemodiálise; Realizar a RIL sobre as Necessidades Humanas Básicas em mulheres em hemodiálise e câncer de colo uterino; identificar as principais necessidades humanas básicas afetadas, relatadas pelas mulheres com câncer do colo do útero submetidas a hemodiálise; propor um protocolo de assistência de enfermagem á mulheres com câncer do colo do útero e submetidas a hemodiálise. Sendo um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, à luz da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta... Ao finalizarmos o estudo, depreendemos que, para prestar uma assistência cuidadosa a estas mulheres, faz-se necessário procurar entender seus sentimentos e situações vivenciadas por elas, para assisti-las em suas necessidades abaladas e não somente no processo de doença. Ressaltando também a necessidade e a importância destes estudos e contribuições sobre a temática em nossa região Norte. Bem como, servirá de subsídios para mais pesquisas futuras envolvendo a temática em questão.;The uterine colon cancer in Brazil, has an incidence of 13.25%, being its highest mortality rate in the North region of the country, with 15.7%, occupying the first cause of female death in the region. When diagnosed with late stages, these women need complementary treatments, such as hemodialysis. Horta, 1979, sees the human being as an integral being, observing and attending not only to the work, or treatment to be carried out, well with its Basic Human Needs addressed. Being thus, this research has as objectives: To analyze, in light of the Theory of Basic Human Needs, the experiences of women with uterine colon cancer and subjected to hemodialysis; meet the main basic human needs affected, reported by women with colorectal cancer undergoing hemodialysis; provides a sick care protocol for women with colon cancer and undergoing hemodialysis. Being a descriptive study, with a qualitative approach, considering Wanda Horta's theory of basic human needs... At the end of the study, we deduce that, in order to provide careful assistance to these women, it is necessary to try to understand their feelings and situations experienced by them, to assist them in their assessed needs and not only in the teaching process. Also highlighting the need for and importance of these studies and contributions on the subject in our Northern region. Also, it will serve as subsidies for more future investigations involving the theme in question.Item Avaliação do desempenho de estudantes de medicina treinados em simulação realística durante atendimento de urgência e emergência em cenários reais na Região Norte do Brasil.(Universidade do Estado do Pará, 2023) TOZETTO, David José Oliveira; BOTELHO, Nara Macedo; http://lattes.cnpq.br/5088569652644480; https://orcid.org/0000-0003-1781-0133; https://peerw.org/index.php/journals/article/view/264/204; https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/urgencia-e-emergenciaEsta pesquisa, trata-se de um estudo transversal, prospectivo , com abordagem qualitativa, realizado entre junho de 2021 e junho de 2022 na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá e objetivou analisar o uso da simulação realística em urgência e emergência como recurso de ensino-aprendizagem no curso de graduação em medicina e o desempenho dos alunos treinados nesse método em atendimentos reais. Participaram 29 alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, matriculados na disciplina de Urgência e Emergência em Clínica Médica. Os resultados da pesquisa ratificaram a importância da simulação realística em urgência e emergência no ensino médico, evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos alunos nos atendimentos reais e mostraram que o constante feedback de quem está sendo treinado é essencial para o aprimoramento contínuo do método.;This research is a cross-sectional, prospective, qualitative study, carried out between June 2021 and June 2022 at the State University of Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá and aimed to analyze the use of realistic simulation in urgency and emergency as a teaching-learning resource in the undergraduate medical course and the performance of students trained in this method in real care. A total of 29 medical students from the State University of Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, enrolled in the discipline of Urgency and Emergency in Internal Medicine, participated in the study. The results of the research ratified the importance of realistic simulation in urgency and emergency in medical education, evidenced several difficulties encountered by students in real care and showed that the constant feedback of those who are being trained is essential for the continuous improvement of the method.Item O ensino da prevenção da toxoplasmose: guia de ensino-aprendizagem para intervenção na transmissão da doença no pré-natal.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-19) COSTA, Alfredo Cardoso; BICHARA, Cléa Nazaré Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2161704040280760 Endereço; https://orcid.org/0000-0002-2995-0136O presente estudo tem como objetivo desenvolver produtos educativos de ensino-aprendizagem baseados em metodologias ativas sobre toxoplasmose gestacional destinados a professores e estudantes da área da saúde. Foi realizado um estudo metodológico, translacional e transversal, que buscou dados e informações atualizadas sobre a toxoplasmose da gravidez no pré-natal... O produto educacional referente à tese de doutorado mostrou-se um material útil para estudantes, residentes e profissionais participantes da educação médica, pois seu nível de aceitação foi verbalizado por juízes e estudantes, podendo também ser utilizado em ambientes educacionais formais. por exemplo, salas de aula ou espaços não formal de ensino, como unidades de saúde, clínicas, hospitais e lares da comunidade.;The present study aims to develop educational teaching-learning products based on active methodologies on gestational toxoplasmosis aimed at teachers and students in the health area. A methodological, translational, and cross-sectional study was carried out, which sought updated data and information on prenatal toxoplasmosis during pregnancy... The educational product referring to the doctoral thesis proved to be useful material for students, residents, and professionals participating in medical education, as its level of acceptance was verbalized by judges and students, and can also be used in formal educational environments. for example, classrooms or non-formal teaching spaces, such as health units, clinics, hospitals, and community homes.Item O Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino das metodologias ativas no ensino em saúde.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-20) NOGUCHI, Selma Kazumi da Trindade; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112; TEIXEIRA, Renato da Costa; http://lattes.cnpq.br/3506765836592906; https://orcid.org/0000-0002-4073-205XO objetivo da pesquisa é aplicar produtos educacionais para o ensino de metodologias ativas associados as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino em saúde. Trata-se de Estudo metodológico, intervencionista, com abordagem qualitativa, que seguiu uma abordagem em quatro etapas distintas: a primeira consistiu em uma revisão integrativa sobre metodologias ativas e recursos tecnológicos eficazes. Na segunda etapa, foram desenvolvidos vídeos educativos e construído um glossário técnico de verbetes. A terceira etapa envolveu a validação do conteúdo pelos juízes especialistas/experts dos produtos educacionais. Por fim, a quarta etapa compreendeu a aplicação dos produtos pelo público-alvo. ;The research objective is to apply educational products for teaching active methodologies associated with digital information and communication technologies in health education. This is a methodological, interventionist study with a qualitative approach that followed a four-stage approach: the first involved an integrative review of active methodologies and effective technological resources. In the second stage, educational videos were developed, and a technical glossary of terms was created. The third stage involved content validation by expert judges of the educational products. Finally, the fourth stage included the application of the products to the target audience.