Carregando...

Título de Volume

Universidade do Estado do Pará

Resumo em português

A Febre do Nilo Ocidental é uma arbovirose causada pelo West Nile virus (WNV), cujos principais vetores são mosquitos do gênero Culex spp., dentre eles Culex quinquefasciatus... Com isso, o presente estudo objetivou avaliar a competência vetorial de fêmeas de Culex quinquefasciatus da cidade de Ananindeua, Estado do Pará (Região Amazônica), oralmente infectadas com uma cepa brasileira de WNV (cepa BE AN 854747) a fim de verificar a susceptibilidade dessa população, determinar o título viral nas regiões de corpo, cabeça e saliva e calcular as taxas de infecção, disseminação e transmissão viral... Conclui-se que, a população de Culex quinquefasciatus estudada possui alta susceptibilidade a infecção pela cepa brasileira do WNV com elevada competência vetorial e probabilidade de a espécie tornar-se um vetor importante do vírus, uma vez que a cepa brasileira estudada foi capaz de superar as barreiras anatômicas, com constante disseminação viral ao longo dos 21 dias avaliados, permitindo assim sua transmissão para diversos hospedeiros vertebrados, incluindo os invertebrados.

Resumo em língua inglesa

West Nile Fever is an arboviruss caused by the West Nile virus (WNV), whose main vectors are mosquitoes of the Culex spp. genus, including Culex quinquefasciatus... Thus, the present study aimed to evaluate the vector competence of females of Culex quinquefasciatus from the Ananindeua city (Amazon Region) orally infected with WNV (strain BE AN 854747) to verify the viability of infection in this population, to determine the viral titer in the body and head regions and also saliva, in order to calculate WNV infection, dissemination and transmission rates... We concluded that the population of Culex quinquefasciatus studied has a high susceptibility to WNV infection with high vector competence and probability of the species becoming an important vector of the virus, since the Brazilian strain studied was able to overcome anatomical barriers, with constant viral dissemination over the 21 days evaluated, thus allowing its transmission to animals and humans.

Resumo em outro idioma

Palavras-chave em português

Palavras-chave

Competência Vetorial, Culex quinquefasciatus, Vírus do Nilo Ocidental, Arbovirus, Vector Capacity, Culex quinquefasciatus, West Nile vírus, Arboviruses

Palavras-chave em outro idioma

Referência

REIS, Lúcia Aline Moura. Estudo sobre o potencial de infecção da cepa brasileira de West Nile virus em Culex quinquefasciatus Say, 1823 (Diptera: Culicidae) da Região Amazônica. Orientador: Joaquim Pinto Nunes Neto. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária da Amazônia) – Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária da Amazônia. Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.