Território educativo e saberes ribeirinhos: no fluxo ou na contramão?
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Data
2022
Autor
SANTOS, Mauro Vieira
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Editor
Universidade do Estado do Pará
Resumo em português
As comunidades ribeirinhas na Amazônia possuem significativas particularidades que estão presentes em seus cotidianos e modos de vida, vislumbrando um universo de práticas e saberes vinculados ao território. Partindo desta perspectiva objetivamos neste trabalho compreender a diversidade de saberes culturais ribeirinhos que envolvem a comunidade Furo do Nazário na Ilha das Onças no Município de Barcarena-PA. O território educativo será discutido a partir dos dados empíricos coletados no território da comunidade, com enfoque na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurival Cunha. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo com realização de trabalho de campo e observação participante. Quanto à técnica de pesquisa realizou-se entrevistas abertas e semiabertas e aplicação de questionário a fim de aprofundar os dados sobre o território educativo na Amazônia e seus saberes. Os resultados apontam que a vivência dos moradores da comunidade, reproduzida por intermédio de seus saberes e modos de vida, permanece no fluxo e legitimando sua territorialidade, contudo a reprodução dessas práticas na escola seguem na contramão e distantes da realidade local desses sujeitos
Resumo em língua inglesa
Riverside communities in the Amazon have significant particularities that are present in their daily lives and ways of life, envisioning a universe of practices and knowledge linked to the territory. From this perspective, we aim in this work to understand the diversity of riverside cultural knowledge that involves the Furo do Nazário community on Ilha das Onças in the Municipality of Barcarena-PA, from the educational territory, represented by the school as an instrument in the reproduction of this knowledge. The educational territory will be discussed from the empirical data collected through the territory of the community, focusing on the Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurival Cunha. The analyzes will be guided by the qualitative research methodology with field work, interviews and based on theoretical references that approach the educational territory in the Amazon and its knowledge. The results indicate that the experience of community residents,reproduced through their knowledge and ways of life, remains in the flow and legitimizing their territoriality, however, the reproduction of these practices at school goes against the grain and is distant from the local reality of these subjects.
Resumo em outro idioma
Palavras-chave em português
Palavras-chave
Modos de vida, Território educativo, Educação ribeirinha, Saberes, Comunidade, Lifestyle, Educational territory, Riverside education, Knowledge, Community
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Referência
SANTOS, Mauro Vieira. Território educativo e saberes ribeirinhos: no fluxo ou na contramão?. Orientador: Cátia Oliveira Macedo. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em geografia) - Programa de Pós-Graduação em geografia, Universidade do Estado do Pará. Belém, 2022.