Intercientificidade geográfica: viagem em torno da territorialidade dos professores indígenas.

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Data

2021-10-19

Autor

SOUSA, Elson Mateus Monteiro

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Editor

Universidade do Estado do Pará

Resumo em português

Particularmente no âmbito da educação escolar indígena e nos cursos de formação de professores, bem como no surgimento de organizações e associações indígenas, muitas das quais protagonizadas por profissionais ligados a área da educação. Considerando este contexto e cientes de que a inserção da territorialidade como um eixo central nas políticas escolares indígenas passa, necessariamente, pelas concepções dos professores indígenas, conforme Sousa e Oliveira Neto (2020), o objetivo da dissertação é compreender as concepções de territorialidade dos professores indígenas a partir do dialogo intercientifico. Este objetivo é justificado por se tratar de um exercício de compreender como se articulam o respeito às concepções de territorialidade indigenas e a educação escolar, duas demandas prioritárias para o movimento indígena, e de como os seus principais interlocutores tem avaliado o atual modelo de educação escolar indígena. Para lograr êxito neste dialogo, optamos, inicialmente, por realizar um aprofundamento teórico a partir de Sack (1986) e Bonnemaison (2003) que expressam, através de seus fundamentos teóricos-epistemológicos, duas concepções de territorialidade distintas e que nos auxiliam, no decorrer deste processo investigativo, a compreender as concepções de territorialidade dos professores indígenas (...).

Resumo em língua inglesa

Particularly within the scope of indigenous school education and in teacher training courses, as well as in the emergence of indigenous organizations and associations, many of which led by professionals in the education field. Considering this context and aware that the insertion of territoriality as a central axis in indigenous school policies necessarily passes through the concepts of indigenous teachers, according to Sousa and Oliveira Neto (2020), the objective of the research is to understand the concepts of territoriality of indigenous teachers from the dialogue interscience. This objective is justified because it is an exercise in understanding how respect for indigenous concepts of territoriality and school education are articulated, two priority demands for the indigenous movement, and how its main interlocutors have evaluated the current model of indigenous school education. To achieve success in this dialogue, we opted to carry out a theoretical study based on Sack (1986) and Bonnemaison (2003) who express, through their theoretical fundaments, two distinct conceptions of territoriality and that helped us, in the course of this investigative process, to understand the conceptions of territoriality of indigenous teachers (...).

Resumo em outro idioma

Palavras-chave em português

Palavras-chave

Territorialidade, Geografia Cultural, Professores Indígenas, Amazônia, Discursos, Territoriality, Cultural Geography, Indigenous Teachers, Discourses, Amazon

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Referência

SOUSA, Elson Mateus Monteiro. Intercientificidade geográfica: viagem em torno da territorialidade dos professores indígenas. Orientador: Adolfo da Costa Oliveira Neto. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.