(In)justiça espacial e o direito à escola não precária como horizonte utópico.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-06-20

Autor

GOMES, Holdamir Martins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Pará

Resumo em português

O propósito deste trabalho se dispõe a problematizar, dentro de um enfoque teórico discursivo e empírico, o espaço público escolar precário como uma injustiça espacial. Parte do pressuposto que o espaço escolar, enquanto suporte físico da educação, quando se encontra ancorado num contexto de precariedade, indignidade e deficiência, em suas condições físicas e ambientais, compreende-se como uma injustiça espacial, podendo se designar como fricção geográfica que segrega, exclui e diminui qualquer que seja a escala e a lente observação. A metodologia possui natureza qualitativa, dentro de uma vertente crítica, integrada à técnica de pesquisa bibliográfica, documental, alicerçada no método empírico. Tratando-se de uma pesquisa descritiva e interdisciplinar. Como pesquisa vale-se também de estudo de campo, realizado em duas escolas belenenses e documentos. Os resultados do presente trabalho informam da necessidade de se repensar o espaço físico escolar como detentor de potencialidades que melhoram a prática educacional, dignificando humanamente seus atores. Assim, analisa-se, ainda que incipientemente, as estreitas relações e interseções entre educação e espaço geográfico numa perspectiva e abordagem interdisciplinar, dialogando com a perspectiva potencializadora de uma educação mais libertadora a partir do espaço escolar.

Resumo em língua inglesa

Não possui abstract.

Resumo em outro idioma

Palavras-chave em português

Palavras-chave

Justiça espacial, Espaço escolar, Direito à cidade

Palavras-chave em outro idioma

Referência

GOMES, Holdamir Martins. (In)justiça espacial e o direito à escola não precária como horizonte utópico. Orientador: Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.