CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
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Navegando CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS por Assunto "Curso de medicina"
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Item Autoavaliação institucional: dispositivos tecnológicos para mediar a gestão em curso de medicina.(Universidade do Estado do Pará, 2024-02-15) GORAYEB, Adriana Letícia Barbosa dos Santos; TEIXEIRA, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/6939587645193038; https://orcid.org/0000-0002-5401-8105; PORTELLA, Marcia Bitar; http://lattes.cnpq.br/9865172579876286A manutenção da qualidade nas instituições de ensino superior é fundamental para o êxito de suas missões e uma condição de existência. Considerando a relevância da autoavaliação institucional frente ao papel do gestor e a necessidade de ultrapassar a visão simplificada da avaliação como mera ferramenta de coleta de dados, o objetivo da pesquisa foi desenvolver e validar produtos educacionais tecnológicos para mediar a autoavaliação institucional de discentes de cursos de graduação em medicina. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, a ser desenvolvida em quatro etapas: a primeira etapa, a construção e validação do instrumento de autoavaliação institucional para discentes por meio de juízes especialistas/experts; a segunda etapa foi de construção de Software, a validação técnica e a usabilidade do produto; a terceira etapa composta pela validação semântica do instrumento e a quarta etapa, resultou na construção dos guias de orientações sobre a autoavaliação institucional para os discentes e gestores de cursos de medicina.;Maintaining quality in higher education institutions is fundamental to the success of their missions and a condition of their existence. Considering the importance of institutional self-evaluation in the context of managerial roles and the need to transcend the simplistic view of evaluation as merely a data collection tool, this research aims to develop and validate technological educational products to facilitate institutional self-evaluation among undergraduate medical students. This methodological study with a quantitative approach is structured in four stages: the first stage encompasses constructing and validating an institutional self-evaluation instrument for students using expert judges; the second stage involves building software, its technical validation, and usability; the third stage is the semantic validation of the instrument; the fourth stage consists of creating guidelines for institutional self-evaluation for students and medical course managers (...).