Doutorado (PPG-ESA) - CCBS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Doutorado (PPG-ESA) - CCBS por Assunto "Ensino em saúde"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação do desempenho de estudantes de medicina treinados em simulação realística durante atendimento de urgência e emergência em cenários reais na Região Norte do Brasil.(Universidade do Estado do Pará, 2023) TOZETTO, David José Oliveira; BOTELHO, Nara Macedo; http://lattes.cnpq.br/5088569652644480; https://orcid.org/0000-0003-1781-0133; https://peerw.org/index.php/journals/article/view/264/204; https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/urgencia-e-emergenciaEsta pesquisa, trata-se de um estudo transversal, prospectivo , com abordagem qualitativa, realizado entre junho de 2021 e junho de 2022 na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá e objetivou analisar o uso da simulação realística em urgência e emergência como recurso de ensino-aprendizagem no curso de graduação em medicina e o desempenho dos alunos treinados nesse método em atendimentos reais. Participaram 29 alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, matriculados na disciplina de Urgência e Emergência em Clínica Médica. Os resultados da pesquisa ratificaram a importância da simulação realística em urgência e emergência no ensino médico, evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos alunos nos atendimentos reais e mostraram que o constante feedback de quem está sendo treinado é essencial para o aprimoramento contínuo do método.;This research is a cross-sectional, prospective, qualitative study, carried out between June 2021 and June 2022 at the State University of Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá and aimed to analyze the use of realistic simulation in urgency and emergency as a teaching-learning resource in the undergraduate medical course and the performance of students trained in this method in real care. A total of 29 medical students from the State University of Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, enrolled in the discipline of Urgency and Emergency in Internal Medicine, participated in the study. The results of the research ratified the importance of realistic simulation in urgency and emergency in medical education, evidenced several difficulties encountered by students in real care and showed that the constant feedback of those who are being trained is essential for the continuous improvement of the method.Item Validação de produtos educacionais em ensino em saúde(Universidade do Estado do Pará, 2024-04-19) ROCHA, Sarah Lais; TEIXEIRA, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/6939587645193038; https://orcid.org/0000-0002-5401-8105; DOMINGUES, Robson José de Souza; http://lattes.cnpq.br/9892890507517226; https://orcid.org/0000-0001-5419-2878A utilização de produtos educacionais validados em ensino em saúde é crucial para garantir a confiabilidade, efetividade e coerência do processo de ensino-aprendizagem. Apesar da importância, a validação nem sempre é realizada de forma adequada, devido à falta de instrumentos e metodologias padronizadas. A lacuna de conhecimento em relação à validação de produtos educacionais em ensino em saúde dificulta o desenvolvimento de instrumentos confiáveis e impede o aprimoramento da prática profissional. Este estudo tem por objetivo desenvolver, validar e aplicar produtos educacionais para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde. Estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvida em cinco etapas: identificar a partir de uma revisão integrativa de literatura (RIL) das melhores práticas de validação de produtos educacionais; desenvolver a partir do estado da arte um manual para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde; validar e aplicar esse manual; elaborar uma sequência didática para o ensino da validação de produtos educacionais em ensino em saúde, para programas de pós graduação em ensino em saúde, sobre validação de produtos educacionais (...).;The use of validated educational products in health education is crucial to guarantee the reliability, effectiveness and coherence of the teaching-learning process. Despite its importance, validation is not always carried out adequately, due to the lack of standardized instruments and methodologies. The knowledge gap regarding the validation of educational products in health education makes it difficult to develop reliable instruments and impedes the improvement of professional practice. This study aims to develop, validate and apply educational products to support validation studies of educational products in health education. Methodological study with a quantitative approach, developed in five stages: identify, from an integrative literature review (ILR), the best practices for validating educational products; develop a manual based on the state of the art to support validation studies of educational products in health education; validate and apply this manual; develop a didactic sequence for teaching validation of educational products in health education for postgraduate programs in health education on validation of educational products (...).