Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS por Assunto "Ensino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino da prevenção da toxoplasmose: guia de ensino-aprendizagem para intervenção na transmissão da doença no pré-natal.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-19) COSTA, Alfredo Cardoso; BICHARA, Cléa Nazaré Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2161704040280760 Endereço; https://orcid.org/0000-0002-2995-0136O presente estudo tem como objetivo desenvolver produtos educativos de ensino-aprendizagem baseados em metodologias ativas sobre toxoplasmose gestacional destinados a professores e estudantes da área da saúde. Foi realizado um estudo metodológico, translacional e transversal, que buscou dados e informações atualizadas sobre a toxoplasmose da gravidez no pré-natal... O produto educacional referente à tese de doutorado mostrou-se um material útil para estudantes, residentes e profissionais participantes da educação médica, pois seu nível de aceitação foi verbalizado por juízes e estudantes, podendo também ser utilizado em ambientes educacionais formais. por exemplo, salas de aula ou espaços não formal de ensino, como unidades de saúde, clínicas, hospitais e lares da comunidade.;The present study aims to develop educational teaching-learning products based on active methodologies on gestational toxoplasmosis aimed at teachers and students in the health area. A methodological, translational, and cross-sectional study was carried out, which sought updated data and information on prenatal toxoplasmosis during pregnancy... The educational product referring to the doctoral thesis proved to be useful material for students, residents, and professionals participating in medical education, as its level of acceptance was verbalized by judges and students, and can also be used in formal educational environments. for example, classrooms or non-formal teaching spaces, such as health units, clinics, hospitals, and community homes.Item O ensino em saúde da mulher na graduação em enfermagem: criação e validação de tecnologias educacionais com foco na redução da morte materna.(Universidade do Estado do Pará, 2024) FIGUEIRA, Simone Aguiar da Silva; FERREIRA, Ilma Pastana; http://lattes.cnpq.br/1650337093024641; https://orcid.org/0000-0002-9152-3872; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112Validar e aplicar os produtos técnico e tecnológico de forma integrada como ferramentas para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) em Instituições de Ensino Superior sobre metodologia ativa da problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: estudo metodológico com oito etapas entre construção, validação, avaliação e aplicação integrada de três produtos educacionais do tipo guia interativo, aplicativo e oficina pedagógica. Aplicou-se as técnicas de validação e avaliação para as áreas, conteúdo, aparência, usabilidade, semântica e avaliação da satisfação. Teve-se como sede o campus da Universidade do Estado do Pará, campus Tucuruí- PA, e participações de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Após aprovação pelo comitê de ética os participantes foram convidados e divididos em três grupos de área: pesquisa ou ensino com metodologias ativas; Tecnologia, Informação e Comunicação; e público-alvo de docentes e discentes do ensino e saúde (...).;To validate and apply technical and technological products in an integrated manner as tools to mediate Permanent Education in the Academy (EPA) at Higher Education Institutions (HEIs) using the active methodology of problematization with the Maguerez Arch.Method:this methodological study involves eight stages of construction, validation, evaluation, and integrated application of three educational products: an interactive guide, an app, and a pedagogical workshop. Validation and evaluation techniques were applied for areas such as content, appearance, usability, semantics, and satisfaction assessment. The study was based at the Tucuruí campus of the State University of Pará, with participation from other Higher Education Institutions (HEIs). Following approval by the ethics committee, participants were invited and divided into three groups: those in research or teaching with active methodologies, those in technology, information, and communication, and the target audience of teachers and students in education and health (...).Item Produtos educacionais para mediar a educação permanente na academia sobre a problematização com Arco de Maguerez: estudo de validação.(Universidade do Estado do Pará, 2024) BORGES, Renata Campos de Sousa; CALDATO, Milena Coelho Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9477878606835309; https://orcid.org/0000-0002-7077-8470Validar e aplicar os produtos técnico e tecnológico de forma integrada como ferramentas para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) em Instituições de Ensino Superior sobre metodologia ativa da problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: estudo metodológico com oito etapas entre construção, validação, avaliação e aplicação integrada de três produtos educacionais do tipo guia interativo, aplicativo e oficina pedagógica. Aplicou-se as técnicas de validação e avaliação para as áreas, conteúdo, aparência, usabilidade, semântica e avaliação da satisfação. Teve-se como sede o campus da Universidade do Estado do Pará, campus Tucuruí- PA, e participações de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Após aprovação pelo comitê de ética os participantes foram convidados e divididos em três grupos de área: pesquisa ou ensino com metodologias ativas; Tecnologia, Informação e Comunicação; e público-alvo de docentes e discentes do ensino e saúde. A amostra do estudo foi do tipo não probabilística intencional, composta por 104 participantes para atender as oito etapas executadas (...).;To validate and apply technical and technological products in an integrated manner as tools to mediate Permanent Education in the Academy (EPA) at Higher Education Institutions (HEIs) using the active methodology of problematization with the Maguerez Arch.Method:this methodological study involves eight stages of construction, validation, evaluation, and integrated application of three educational products: an interactive guide, an app, and a pedagogical workshop. Validation and evaluation techniques were applied for areas such as content, appearance, usability, semantics, and satisfaction assessment. The study was based at the Tucuruí campus of the State University of Pará, with participation from other Higher Education Institutions (HEIs). Following approval by the ethics committee, participants were invited and divided into three groups: those in research or teaching with active methodologies, those in technology, information, and communication, and the target audience of teachers and students in education and health (...).