Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS por Assunto "CNPq::Ciências da Saúde"
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Item Avaliação do desempenho de estudantes de medicina treinados em simulação realística durante atendimento de urgência e emergência em cenários reais na Região Norte do Brasil.(Universidade do Estado do Pará, 2023) TOZETTO, David José Oliveira; BOTELHO, Nara Macedo; http://lattes.cnpq.br/5088569652644480; https://orcid.org/0000-0003-1781-0133; https://peerw.org/index.php/journals/article/view/264/204; https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/urgencia-e-emergenciaEsta pesquisa, trata-se de um estudo transversal, prospectivo , com abordagem qualitativa, realizado entre junho de 2021 e junho de 2022 na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá e objetivou analisar o uso da simulação realística em urgência e emergência como recurso de ensino-aprendizagem no curso de graduação em medicina e o desempenho dos alunos treinados nesse método em atendimentos reais. Participaram 29 alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, matriculados na disciplina de Urgência e Emergência em Clínica Médica. Os resultados da pesquisa ratificaram a importância da simulação realística em urgência e emergência no ensino médico, evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos alunos nos atendimentos reais e mostraram que o constante feedback de quem está sendo treinado é essencial para o aprimoramento contínuo do método.;This research is a cross-sectional, prospective, qualitative study, carried out between June 2021 and June 2022 at the State University of Pará (UEPA) - Campus VIII-Marabá and aimed to analyze the use of realistic simulation in urgency and emergency as a teaching-learning resource in the undergraduate medical course and the performance of students trained in this method in real care. A total of 29 medical students from the State University of Pará (UEPA), Campus VIII, Marabá-PA, enrolled in the discipline of Urgency and Emergency in Internal Medicine, participated in the study. The results of the research ratified the importance of realistic simulation in urgency and emergency in medical education, evidenced several difficulties encountered by students in real care and showed that the constant feedback of those who are being trained is essential for the continuous improvement of the method.Item O Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino das metodologias ativas no ensino em saúde.(Universidade do Estado do Pará, 2023-12-20) NOGUCHI, Selma Kazumi da Trindade; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112; TEIXEIRA, Renato da Costa; http://lattes.cnpq.br/3506765836592906; https://orcid.org/0000-0002-4073-205XO objetivo da pesquisa é aplicar produtos educacionais para o ensino de metodologias ativas associados as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino em saúde. Trata-se de Estudo metodológico, intervencionista, com abordagem qualitativa, que seguiu uma abordagem em quatro etapas distintas: a primeira consistiu em uma revisão integrativa sobre metodologias ativas e recursos tecnológicos eficazes. Na segunda etapa, foram desenvolvidos vídeos educativos e construído um glossário técnico de verbetes. A terceira etapa envolveu a validação do conteúdo pelos juízes especialistas/experts dos produtos educacionais. Por fim, a quarta etapa compreendeu a aplicação dos produtos pelo público-alvo. ;The research objective is to apply educational products for teaching active methodologies associated with digital information and communication technologies in health education. This is a methodological, interventionist study with a qualitative approach that followed a four-stage approach: the first involved an integrative review of active methodologies and effective technological resources. In the second stage, educational videos were developed, and a technical glossary of terms was created. The third stage involved content validation by expert judges of the educational products. Finally, the fourth stage included the application of the products to the target audience.