CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS por Autor "FIGUEIRA, Simone Aguiar da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino em saúde da mulher na graduação em enfermagem: criação e validação de tecnologias educacionais com foco na redução da morte materna.(Universidade do Estado do Pará, 2024) FIGUEIRA, Simone Aguiar da Silva; FERREIRA, Ilma Pastana; http://lattes.cnpq.br/1650337093024641; https://orcid.org/0000-0002-9152-3872; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; http://lattes.cnpq.br/2023282005842112Validar e aplicar os produtos técnico e tecnológico de forma integrada como ferramentas para mediar a Educação Permanente na Academia (EPA) em Instituições de Ensino Superior sobre metodologia ativa da problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: estudo metodológico com oito etapas entre construção, validação, avaliação e aplicação integrada de três produtos educacionais do tipo guia interativo, aplicativo e oficina pedagógica. Aplicou-se as técnicas de validação e avaliação para as áreas, conteúdo, aparência, usabilidade, semântica e avaliação da satisfação. Teve-se como sede o campus da Universidade do Estado do Pará, campus Tucuruí- PA, e participações de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Após aprovação pelo comitê de ética os participantes foram convidados e divididos em três grupos de área: pesquisa ou ensino com metodologias ativas; Tecnologia, Informação e Comunicação; e público-alvo de docentes e discentes do ensino e saúde (...).;To validate and apply technical and technological products in an integrated manner as tools to mediate Permanent Education in the Academy (EPA) at Higher Education Institutions (HEIs) using the active methodology of problematization with the Maguerez Arch.Method:this methodological study involves eight stages of construction, validation, evaluation, and integrated application of three educational products: an interactive guide, an app, and a pedagogical workshop. Validation and evaluation techniques were applied for areas such as content, appearance, usability, semantics, and satisfaction assessment. The study was based at the Tucuruí campus of the State University of Pará, with participation from other Higher Education Institutions (HEIs). Following approval by the ethics committee, participants were invited and divided into three groups: those in research or teaching with active methodologies, those in technology, information, and communication, and the target audience of teachers and students in education and health (...).