CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE por Autor "GOMES, Holdamir Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item (In)justiça espacial e o direito à escola não precária como horizonte utópico.(Universidade do Estado do Pará, 2023-06-20) GOMES, Holdamir Martins; BRASIL, Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8401452396693037O propósito deste trabalho se dispõe a problematizar, dentro de um enfoque teórico discursivo e empírico, o espaço público escolar precário como uma injustiça espacial. Parte do pressuposto que o espaço escolar, enquanto suporte físico da educação, quando se encontra ancorado num contexto de precariedade, indignidade e deficiência, em suas condições físicas e ambientais, compreende-se como uma injustiça espacial, podendo se designar como fricção geográfica que segrega, exclui e diminui qualquer que seja a escala e a lente observação. A metodologia possui natureza qualitativa, dentro de uma vertente crítica, integrada à técnica de pesquisa bibliográfica, documental, alicerçada no método empírico. Tratando-se de uma pesquisa descritiva e interdisciplinar. Como pesquisa vale-se também de estudo de campo, realizado em duas escolas belenenses e documentos. Os resultados do presente trabalho informam da necessidade de se repensar o espaço físico escolar como detentor de potencialidades que melhoram a prática educacional, dignificando humanamente seus atores. Assim, analisa-se, ainda que incipientemente, as estreitas relações e interseções entre educação e espaço geográfico numa perspectiva e abordagem interdisciplinar, dialogando com a perspectiva potencializadora de uma educação mais libertadora a partir do espaço escolar.;Não possui abstract.