Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA) - CCBS por Autor "ROCHA, Sarah Lais"
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Item Validação de produtos educacionais em ensino em saúde(Universidade do Estado do Pará, 2024-04-19) ROCHA, Sarah Lais; TEIXEIRA, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/6939587645193038; https://orcid.org/0000-0002-5401-8105; DOMINGUES, Robson José de Souza; http://lattes.cnpq.br/9892890507517226; https://orcid.org/0000-0001-5419-2878A utilização de produtos educacionais validados em ensino em saúde é crucial para garantir a confiabilidade, efetividade e coerência do processo de ensino-aprendizagem. Apesar da importância, a validação nem sempre é realizada de forma adequada, devido à falta de instrumentos e metodologias padronizadas. A lacuna de conhecimento em relação à validação de produtos educacionais em ensino em saúde dificulta o desenvolvimento de instrumentos confiáveis e impede o aprimoramento da prática profissional. Este estudo tem por objetivo desenvolver, validar e aplicar produtos educacionais para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde. Estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvida em cinco etapas: identificar a partir de uma revisão integrativa de literatura (RIL) das melhores práticas de validação de produtos educacionais; desenvolver a partir do estado da arte um manual para subsidiar estudos de validação de produtos educacionais em ensino em saúde; validar e aplicar esse manual; elaborar uma sequência didática para o ensino da validação de produtos educacionais em ensino em saúde, para programas de pós graduação em ensino em saúde, sobre validação de produtos educacionais (...).;The use of validated educational products in health education is crucial to guarantee the reliability, effectiveness and coherence of the teaching-learning process. Despite its importance, validation is not always carried out adequately, due to the lack of standardized instruments and methodologies. The knowledge gap regarding the validation of educational products in health education makes it difficult to develop reliable instruments and impedes the improvement of professional practice. This study aims to develop, validate and apply educational products to support validation studies of educational products in health education. Methodological study with a quantitative approach, developed in five stages: identify, from an integrative literature review (ILR), the best practices for validating educational products; develop a manual based on the state of the art to support validation studies of educational products in health education; validate and apply this manual; develop a didactic sequence for teaching validation of educational products in health education for postgraduate programs in health education on validation of educational products (...).