CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
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Navegando CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE por Assunto "Cametá"
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Item A feira livre de Cametá: identidades e (trans)territorialidades.(Universidade do Estado do Pará, 2022) RODRIGUES, Mirian Clara Carvalho; COUTO, Aiala Colares de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6262969004290520; https://orcid.org/0000-0003-1828-7508Considerando que a feira livre corresponde a um espaço que exerce centralidade na dinâmica das cidades ribeirinhas amazônicas, pois trata-se de um polo econômico com convergência de fluxos e territorialidades, esta é entendida como um dos espaços de maior expressividade transterritorial no urbano ribeirinho. Partindo-se desse princípio, esta pesquisa busca entender a dinâmica transterritorial do espaço da Feira Livre da cidade de Cametá, voltando-se para a análise de sua estruturação, fluxos, formas de apropriação e trocas econômicas e simbólicas entre os sujeitos que deslocam-se de outros bairros, vilas, ilhas, estradas e cidades vizinhas para a feira, acabando por configurar uma peculiaridade territorial a esta área em detrimento dos demais espaços da cidade. Portanto, realizou-se um trabalho de aprofundamento de teorias, em especial, sobre o conceito de transterritorialidade, tendo Rogério Haesbaert como pioneiro na geografia brasileira, compreendendo-a como a territorialidade regida “no e pelo movimento” (2012, p. 31), a fim de buscar subsídio para analisar a geografia do lugar (...).;Considering that the open market corresponds to a space that plays a central role in the dynamics of Amazonian riverside cities, as it is an economic pole with convergence of flows and territorialities, it is understood as one of the spaces of greater transterritorial expressiveness in the riverside urban. Based on this principle, this research seeks to understand the transterritorial dynamics of the Feira Livre space in the city of Cametá, turning to the analysis of its structuring, flows, forms of appropriation and economic and symbolic exchanges between the subjects that move from other neighborhoods, towns, islands, roads and neighboring cities to the fair, ending up configuring a territorial peculiarity to this area to the detriment of other spaces in the city. Therefore, a work was carried out to deepen theories, in particular, on the concept of transterritoriality, with Rogério Haesbaert as a pioneer in Brazilian geography, understanding it as territoriality governed “in and by movement” (2012, p. 31), in order to seek support to analyze the geography of the place (...).Item Ensino de geografia na beira do rio: interfaces entre currículo e saberes em Cametá, Pará.(Universidade do Estado do Pará, 2022) PEREIRA, Sâmmyla Cyndy de Oliveira Neves; MACEDO, Cátia OliveiraCompreender as interfaces/ as relações entre o currículo de Geografia e os Saberes ribeirinhos em Cametá- Pará. O município em questão, localiza-se no nordeste paraense e apresenta na sua composição populacional uma grande representatividade de populações residentes nas áreas rurais (56,3%). Dentre essas populações, estão as ribeirinhas, ou seja, aquelas que vivem na beira do rio, na região das ilhas de Cametá e nesse contexto espacial constroem seus saberes e modos de vida. Buscou-se a análise do currículo de geografia do ensino fundamental (anos finais- 6° ao 9° ano). Sobre aos saberes ribeirinhos buscou-se identifica-los a partir da observação participante na comunidade ribeirinha denominada Pacuí de Cima. Consideramos a abordagem qualitativa do tema em questão, buscando através de trabalho de campo, registros fotográficos, analise documental e entrevistas abertas e semiestruturadas alcançar os objetivos propostos...;Understand the interfaces/relationships between the Geography curriculum and riverside knowledge in Cametá- Pará. The municipality in question is located in the northeast of Pará and has in its population composition a large representation of populations residing in rural areas (56.3%). Among these populations, there are the riverside, that is, those who live on the banks of the river, in the region of the islands of Cametá and in this spatial context build their knowledge and ways of life. An analysis of the elementary school geography curriculum was sought (final years - 6th to 9th year). About the riverside knowledge, we sought to identify them from the participant observation in the riverside community called Pacuí de Cima. We consider the qualitative approach of the subject in question, seeking through fieldwork, photographic records, documental analysis and open and semi-structured interviews to achieve the proposed objectives.Item Precariedade nas relações de trabalho em cidades intermediárias amazônicas: uma análise de atividades de prestação de serviços urbanos em Cametá e Abaetetuba, na região Tocantina.(Universidade do Estado do Pará, 2022) CALDAS, Maelí de Souza; RIBEIRO, Willame de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3537327292901649; https://orcid.org/0000-0003-3692-4224Visa analisar a precariedade nas relações de trabalho em atividades de prestação de serviços urbanos nas cidades da Amazônia Tocantina, especificamente Cametá e Abaetetuba, bem como suas implicações socioespaciais. Diante do exposto, a problemática deste trabalho enfoca a precariedade existente nas relações de trabalho, encontradas nos espaços urbanos em cidades da Amazônia Tocantina, especificamente, em Cametá e Abaetetuba. A partir de tais debates e concepções considera-se a importância de compreender o trabalho precário, especialmente no contexto aqui estabelecido, isto é, em suas inter-relações com a dimensão espacial e, mais ainda, por se tratar do contexto socioespacial de cidades da Amazônia Tocantina (...);Analyze the precariousness of labor relations in urban service provision activities in the cities of the Amazônia Tocantina, specifically Cametá and Abaetetuba, as well as its socio-spatial implications. In view of the above, the problem of this work focuses on the precariousness existing in work relationships, found in urban spaces in cities in the Amazônia Tocantina, specifically in Cametá and Abaetetuba. From such debates and conceptions, the importance of understanding precarious work is considered, especially in the context established here, that is, in its interrelationships with the spatial dimension and, even more, because it is the socio-spatial context of cities in the Amazônia Tocantina (...)