CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
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Item Ensino de geografia na educação do campo: tecendo as contradições entre currículo (BNCC) e o território da comunidade de Santa Terezinha, Castanhal/PA.(Universidade do Estado do Pará, 2023) SOUZA, Rafaela do Nascimento; OLIVEIRA NETO, Adolfo da Costa; http://lattes.cnpq.br/3108272104911953; https://orcid.org/0000-0003-0420-6295A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de cunho normativo dos currículos da educação básica nas instituições educacionais brasileiras, com movimentações de implementação desde 2019. Implementação que trouxe implicações ao ensino de geografia, em especial ao ensinado nas escolas do campo. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o ensino de geografia a partir da relação entre currículo da BNCC (Política curricular) e o território, apontando as contradições presentes no ensinar geográfico e princípios da educação do campo na Comunidade de Santa Terezinha-Castanhal/PA. Afinal, se entende e confirma que a escola é mais um território em disputa pelo grande capital, que almeja lançar mão da escola através do controle da prática educativa via BNCC, estabelecendo uma prática não reconhecedora da dinâmica social e territorial dos educandos e educandas. Nessa dimensão, o currículo é mais um território em disputa. O espaço de análise foi a escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leandra Paulino Corrêa, localizada na Comunidade de Santa Terezinha-Castanhal/PA no estado do Pará, e os sujeitos da pesquisa os moradores da comunidade, coordenadora pedagógica, professor de geografia e alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais (...).;The Common National Curriculum Base (BNCC) is a document of normative nature of the curricula of basic education in Brazilian educational institutions, with moves for implementation since 2019. This implementation has brought implications to the teaching of geography, especially to what is taught in rural schools. In this sense, the general objective of this study is to analyze the teaching of geography from the relationship between BNCC curriculum (Curriculum Policy) and territory, pointing out the contradictions present in geography teaching and principles of rural education in the Community of Santa Terezinha Castanhal/PA. After all, it is understood and confirmed that the school is one more territory under dispute by big capital, which aims to take hold of the school through the control of educational practice via BNCC, establishing a practice that does not recognize the social and territorial dynamics of the students. In this dimension, o curriculum is another territory in dispute. Having as space of analysis the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Leandra Paulino Corrêa, located in the Community of Santa Terezinha Castanhal/PA in the state of Pará, having as research subjects community residents, pedagogical coordinator, geography teacher and students of elementary school initial and final years (...).Item Intercientificidade geográfica: viagem em torno da territorialidade dos professores indígenas.(Universidade do Estado do Pará, 2021-10-19) SOUSA, Elson Mateus Monteiro; OLIVEIRA NETO, Adolfo da Costa; http://lattes.cnpq.br/3108272104911953; https://orcid.org/0000-0003-0420-6295Particularmente no âmbito da educação escolar indígena e nos cursos de formação de professores, bem como no surgimento de organizações e associações indígenas, muitas das quais protagonizadas por profissionais ligados a área da educação. Considerando este contexto e cientes de que a inserção da territorialidade como um eixo central nas políticas escolares indígenas passa, necessariamente, pelas concepções dos professores indígenas, conforme Sousa e Oliveira Neto (2020), o objetivo da dissertação é compreender as concepções de territorialidade dos professores indígenas a partir do dialogo intercientifico. Este objetivo é justificado por se tratar de um exercício de compreender como se articulam o respeito às concepções de territorialidade indigenas e a educação escolar, duas demandas prioritárias para o movimento indígena, e de como os seus principais interlocutores tem avaliado o atual modelo de educação escolar indígena. Para lograr êxito neste dialogo, optamos, inicialmente, por realizar um aprofundamento teórico a partir de Sack (1986) e Bonnemaison (2003) que expressam, através de seus fundamentos teóricos-epistemológicos, duas concepções de territorialidade distintas e que nos auxiliam, no decorrer deste processo investigativo, a compreender as concepções de territorialidade dos professores indígenas (...).;Particularly within the scope of indigenous school education and in teacher training courses, as well as in the emergence of indigenous organizations and associations, many of which led by professionals in the education field. Considering this context and aware that the insertion of territoriality as a central axis in indigenous school policies necessarily passes through the concepts of indigenous teachers, according to Sousa and Oliveira Neto (2020), the objective of the research is to understand the concepts of territoriality of indigenous teachers from the dialogue interscience. This objective is justified because it is an exercise in understanding how respect for indigenous concepts of territoriality and school education are articulated, two priority demands for the indigenous movement, and how its main interlocutors have evaluated the current model of indigenous school education. To achieve success in this dialogue, we opted to carry out a theoretical study based on Sack (1986) and Bonnemaison (2003) who express, through their theoretical fundaments, two distinct conceptions of territoriality and that helped us, in the course of this investigative process, to understand the conceptions of territoriality of indigenous teachers (...).